Um procedimento que não pode ser negligenciado no seu consultório assim que o paciente procura uma avaliação é o preenchimento correto da ficha de anamnese.
Nela deve estar as perguntas necessárias para que você tenha um panorama geral da saúde bucal deste paciente, assim como seu histórico pessoal e familiar. Informações sobre doenças cardíacas por exemplo são muito relevantes dependendo do caso.
O que não pode faltar na ficha de anamnese odontológica?
- Entenda qual é o histórico de tratamentos odontológicos do paciente.
- Procure saber quais são os hábitos de higiene bucal diários.
- Faça perguntas sobre como começou o problema que fez com que ele procurasse seu atendimento.
- Qual a intensidade e localização da dor se houver.
- Pergunte sobre doenças pré existentes e o histórico familiar.
- Hábitos ou vícios relevantes.
- Uso de medicamentos.
Estas perguntas não precisam ser feitas como um interrogatório, ao contrário, é importante lembrar que a humanização do seu atendimento precisa ser evidenciada, então busque coletar estas informações de maneira sutil durante a sua conversa ou até mesmo pedir para que o paciente preencha este questionário ainda na recepção ajuda a mantê-lo mais confortável.
Lembre-se de estabelecer uma relação de confiança pois nem sempre ir até o dentista é algo confortável. Você pode estar diante de alguém com dor, constrangido ou até mesmo com medo de estar ali, então mantenha seu acolhimento em primeiro lugar.
O objetivo da sua ficha de anamnese é trazer informações que te ajudem no diagnóstico e também no planejamento da melhor abordagem para o tratamento a ser feito. Ela traz mais segurança não só para você como também ao paciente que vai perceber sua preocupação em oferecer o melhor.
EVOXX, ALTA PERFORMANCE PARA IR ALÉM!