Um paciente insatisfeito, descontente com o resultado do seu procedimento, ou frustrado com o atendimento pode ser algo muito prejudicial para o seu consultório.
Porém, nem sempre a culpa é do profissional, e sim da expectativa que o paciente criou.
Veja como lidar com essas situações e até evitá-las quando possível:
Alinhe as expectativas
Transparência e clareza são os passos mais fundamentais, a conversa deve ser sempre verdadeira e tratar a respeito de todos os passos que serão dados e que farão parte do processo, bem como o funcionamento, o método, o percurso e qual deverá ser o resultado alcançado.
Evite a frustração
Entenda como seu paciente funciona, se for o caso, mostre imagens, vídeos, procedimentos já realizados na sua clínica (tais como o “antes e depois”) para que ele saiba exatamente como será o tratamento dele e o que esperar.
Saiba lidar com as críticas
Algumas vezes elas serão inevitáveis, pois quando se tratam de relações humanas, discordâncias às vezes acontecem.
No entanto, é preciso que se saiba como responder às reclamações, já que um retorno mal elaborado pode contribuir ainda mais com a insatisfação do paciente e chegar a romper uma relação de maneira indesejada.
Utilize Comunicação Não-Violenta
Os pilares desse método conhecido como CNV estão na observação, no sentimento, na necessidade e no pedido.
A dica é tentar entender o sentimento permitindo se sentir vulnerável quando necessário, e saber resolver o conflito no pleno entendimento do que se sente, se pensa e se interpreta.
Identifique o problema e solucione-o
É importante darmos atenção especial às mensagens por WhatsApp, que apesar de ser um aplicativo muito prático, rápido e eficaz de conversas, também pode levar às más interpretações ou não entendimento das intenções de quem as dirige.
E se houver a possibilidade, tente sempre optar, para resolver problemas com pacientes, por uma conversa telefônica, ou, quando possível, de olho no olho com o seu paciente.