O tratamento a laser é muito procurado nos consultórios odontológicos como parte da odontologia estética, pois oferece um resultado mais rápido e satisfatório no clareamento dental, porém a Laserterapia tem avançado e se popularizado para outros fins também.
Laserterapia é o tratamento feito por profissional habilitado, ou seja, não são todos os dentistas que estão aptos a fazer a aplicação do laser, que usa laser de baixa intensidade com a finalidade de entre outras coisas diminuir a dor e a inflamação.
Dentro do consultório odontológico o laser de baixa intensidade pode trazer benefícios como:
– Alívio da dor;
– Redução do inchaço local;
– Acelera a reparação em cirurgias;
– Descontaminação de canais dentários;
– Eliminação de cáries com pouca ou nenhuma dor;
– Diminuição da necessidade de suturas;
– Menos sangramento;
– Redução do risco de infecção
– Realização de uma cura mais rápida.
É um processo menos invasivo que não traz desconforto ou dor ao paciente e pode ser usado em tratamentos como:
- Dores na articulação da mandíbula;
- Parestesia facial (ausência de sensibilidade na face);
- Herpes (tratamento e prevenção);
- Aftas;
- Alveolite (infecção ou a inflamação do alvéolo pós extração dentária);
- Bioestimulação óssea;
- Durante a endodontia (Tratamento de canal);
- Após exodontia (Extração dentária);
- Lesão traumática;
- Nevralgia do trigêmio (é uma dor de forte intensidade, basicamente tipo um choque ou um raio que ocorre na face das pessoas. É geralmente de curta duração, a dor vem e volta, e é considerada por algumas pessoas a dor mais forte que o ser humano possa sentir);
- Prevenção de mucosite (efeito colateral da quimioterapia e radioterapia, levando a formação de erosões e úlceras por toda a mucosa);
- Tratamento de Osteonecrose (efeito colateral de quimioterapia e radioterapia, levando à necrose dos ossos maxilares).
A utilização do laser de forma terapêutica pode substituir ou complementar o uso de medicamentos ajudando o organismo a reagir de forma mais rápida. A luz de baixa intensidade emitida pelo aparelho pode ser usada com corantes específicos de acordo com a sua finalidade.
Apesar de parecer algo inofensivo aos olhos de leigos é preciso cuidado no uso, pois existem sim contraindicações. Um exemplo é no caso de tumores já que o laser estimula o aumento das células do local aplicado.
Os avanços nos tratamentos são extremamente benéficos aos pacientes e também aos dentistas que podem ver o resultado de maneira mais rápida, porém é importante que como profissional este seja capacitado e esteja sempre atento aos cuidados necessários no uso das novas tecnologias empregadas nos tratamentos.