A LASERTERAPIA nada mais é que um tratamento no qual o aparelho utilizado, tem como base a emissão de raios de laser específicos que possuem um único comprimento de onda e se propagam de maneira concentrada e unidirecional, incidindo sobre a área do corpo desejada.
Esses lasers podem ser de alta ou baixa intensidade, de acordo com sua potência.
Principais benefícios da LASERTERAPIA na odontologia:
Lasers de baixa potência:
- Aumenta a qualidade da organização tecidual;
- Incrementa a síntese de colágeno;
- Reduz a inflamação;
- Indolor;
- Curto tempo de aplicação;
- Menor tempo de cicatrização.
Lasers de alta potência:
- Desinfecção do campo operatório;
- Boa hemostasia devido à cauterização dos vasos;
- Melhor visualização do campo operatório;
- Utilização de menor quantidade de anestésico;
- Ausência de sutura e menos dor e edema;
- Melhor pós-operatório o paciente.
10 principais aplicações da LASERTERAPIA na odontologia:
Hipersensibilidade dentária
Atua aliviando os sintomas do paciente, para que o tratamento da causa seja feito com mais conforto do paciente.
Pós-operatório
O laser consegue reduzir a dor e edema, além de acelerar o processo de cicatrização. Dito isso, a LASERTERAPIA é muito utilizada após procedimentos de instalação de implantes, extração de dente e cirurgias periodontais.
Herpes
A LASERTERAPIA não atua matando o vírus, e sim encurtando o processo, fazendo a fotobioestimulção para que o organismo combata melhor o vírus.
Afta
Auxilia na dor do paciente e encurta o processo da lesão.
Doenças oncológicas
Os lasers estão sendo utilizados para a recuperação de pacientes oncológicos que passaram por cirurgias bucais, já que ajuda a prevenir infecções e a diminuir dores e sensibilidade.
Cirurgias de tecido mole e duro
Em cirurgias como frenectomia, no método convencional, há uma grande quantidade de sangue, necessidade de suturas e outros procedimentos que causam desconforto ao paciente. Diferentemente, quanto utilizado o laser, não há sangue e o procedimento é bem mais confortável para o paciente.
Remoção de tecido cariado
Com a utilização do laser, na remoção do tecido cariado não há atrito com uma superfície no dente, como feito pelas brocas, ele aquece a região até a remoção do tecido.
Desinfecção
Devido à alta temperatura, é possível eliminar microrganismos em qualquer campo contaminado, como na endodontia, implantodontia, etc.
Clareamento dental
O laser nesses casos possui a função parecida do LED, ou seja, não são responsáveis pelo clareamento sozinho, e sim, atuam como coadjuvante em conjunto com o gel de peróxido.
Remoção de facetas
Os dentistas precisam retirar facetas por vários motivos, como por problemas periodontais, execuções em que o paciente não gostou, entre outros. Visto isso, os lasers de Nd- YAG, Er- YAG possuem uma característica interessante em remoções de facetas, sem danificarem o trabalho nem os dentes.
De qualquer forma, os profissionais devem orientar o melhor procedimento de acordo com a avaliação individual de cada caso