Pesquisas feitas por professores da Tufts University School of Dental Medicine revelaram que pacientes usuários do cigarro eletrônico apresentaram maior probabilidade para o desenvolvimento de cáries.
As descobertas deste estudo sobre a associação entre vaping (uso de cigarro eletrônico) e o risco de cáries servem como um alerta de que esse hábito, antes aparentemente inofensivo, pode ser muito prejudicial.
Nos últimos anos, a conscientização pública aumentou sobre os perigos do vaping para a saúde sistêmica – principalmente depois que o uso de cigarros eletrônicos foi vinculado a doenças pulmonares.
Algumas pesquisas odontológicas mostraram vínculos entre o uso de cigarros eletrônicos e o aumento de marcadores de doenças gengivais e, separadamente, danos ao esmalte do dente, sua camada externa.
Cerca de 79% dos pacientes usuários de cigarros eletrônicos foram categorizados como tendo alto risco de cárie, em comparação com apenas cerca de 60% do grupo controle. Os pacientes vaping não foram questionados se usavam dispositivos que continham nicotina ou THC, embora a nicotina seja mais comum.
Por que o uso do cigarro eletrônico pode causar cáries?
Uma razão para um alto risco de cáries é o teor açucarado e a viscosidade do líquido vaping, que quando aerossolizado e inalado pela boca, adere aos dentes. (Um estudo de 2018 publicado na revista PLOS One comparou as propriedades dos cigarros eletrônicos com sabor doce a balas de goma e bebidas ácidas).
Observou-se que o vaporizador parece estimular a cárie em áreas onde geralmente não ocorre – como as bordas inferiores dos dentes da frente.
O que os pesquisadores recomendam aos dentistas?
Que questionem seus pacientes sobre o uso de cigarros eletrônicos como parte do histórico médico do paciente.
Isso inclui dentistas pediátricos que atendem adolescentes, pois a pesquisa detectou que eles estão usando esses cigarros eletrônicos.
Os pesquisadores também sugerem que os pacientes que usam cigarros eletrônicos devem seguir um “protocolo de controle de cáries mais rigoroso”, que pode incluir uso regular de creme dental com flúor e bochechos com solução de flúor, aplicações de flúor no consultório bem como visitas mais frequentes ao dentista.
A Associação Médica Brasileira alerta para os enormes riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos:
Eles contêm nicotina, droga que leva à dependência.
Contêm ainda mais de 80 substâncias químicas, incluindo cancerígenos comprovados.
O uso da nicotina aumenta o risco de trombose, AVC, hipertensão e infarto do miocárdio, entre outros.