Sabemos que o sistema nervoso está relacionado com todo o nosso organismo e claro, com a nossa saúde bucal também.
Por isso, se uma pessoa sofre de algum tipo de problema psicológico, como depressão, por exemplo, é comum que elas passem a negligenciar os cuidados pessoais, entre eles a higiene oral, diminuindo a frequência da escovação e o uso do fio dental.
A depressão faz com que a pessoa passe a não se concentrar nas coisas com as quais costumava se importar, e isso inclui sua própria saúde, ignorando os hábitos de autocuidado, principalmente quando falamos de higiene bucal.
Isso sem falar que, pessoas que estão deprimidas não sentem a necessidade de agendar os compromissos necessários, como a visita ao seu dentista por exemplo.
E infelizmente, essa falta de atendimento odontológico também pode ter seu preço.
Veja aqui alguns maus hábitos que podem resultar da depressão e colocar seus dentes em risco:
- Consumir alimentos não saudáveis;
- Fumar;
- Abuso de álcool;
- Abuso de drogas.
E não podemos nos esquecer do estresse, a depressão pode causar estresse, juntamente com o aumento da liberação de um hormônio conhecido como cortisol.
Como resultado, o sistema imunológico pode sofrer um impacto, possivelmente aumentando o risco de problemas bucais, como a doença da gengiva.
Por isso, precisamos estar alertas e prestar muita atenção nas pessoas a nossa volta, sejam familiares, amigos e principalmente crianças e adolescentes que estejam passando pela depressão.