A Contaminação cruzada é a transmissão de microrganismo de pessoa para pessoa por meio de uma superfície contaminada ou de instrumentos e outros objetos.
A contaminação cruzada pode ocorrer de diversas formas dentro de um consultório odontológico: através de equipamentos contaminados, instrumentos não esterilizados corretamente, e até mesmo nas vestimentas e equipamentos de proteção individual (EPIs) e roupas do dentista.
Ter casos de infecção cruzada na sua equipe ou nos pacientes certamente será um transtorno para você, por isso é melhor evitar. Seguindo alguns cuidados é possível baixar os índices de contaminação e ter um ótimo ambiente de trabalho.
Com dicas simples, você pode diminuir o risco da contaminação cruzada e garantir ainda mais performance e biossegurança para o seu consultório:
Tenha uma Bomba de Vácuo eficiente:
Assim, você terá maior conforto para o paciente e evita a nuvem de saliva que pode se formar durante os atendimentos.
A bomba de vácuo EVODRY foi desenvolvida para trabalhar sem o uso de água e com alta vazão, proporcionando alto rendimento e evitando a possibilidade de contaminação cruzada.
Aspira toda a névoa de spray gerado pelo instrumento de mão de alta rotação ou pelo ultrassom.
Mantenha a tubulação limpa:
Evitando entupimentos, você evita contaminação e o mau cheiro causado por eles.
Tenha uma sala de materiais:
A esterilização deve ser centralizada fora do consultório onde você está atendendo.
Destine o lixo de forma correta:
E completamente fechado para que a contaminação não se espalhe pelo ambiente.
Essas são apenas algumas dicas para que você possa trabalhar em um ambiente seguro e livre de contaminações, esteja sempre atento e não descuide do seu consultório.
EVOXX – Alta performance para ir além!